VIVA O MELHOR NO PRESENTE

Outro dia estava pensando: em tempos de crise, aprendemos melhor ou “obrigatoriamente” a viver da forma mais certa: no presente. Nestas horas, em que as crises econômicas e sociais falam mais alto, surge a oportunidade de nos dedicarmos melhor ao nosso dia a dia. Talvez porque nosso futuro não esteja tão claro ou porque fica, praticamente, impossível sonhar alto.

VIVENDO NO PRESENTE

Sem falar, é claro, da velocidade das informações nos tempos atuais. Os computadores evoluem ano a ano, as redes sociais são cada vez mais virtuais e os aplicativos de celulares explodem nas telas e em nossas vidas. Então, como pensar no futuro se ele já está aqui conosco? O dia presente já é tão incerto, que passar por ele já é uma grande vitória.

Quer um conselho? Cobre-se menos, seja mais flexível e viva melhor o seu presente, sem ser escravo das mudanças que os caminhos te levam. Podemos sim, seguir em frente em nossas vidas, sem conhecermos a fundo os caminhos que temos que percorrer. Mas, se quisermos conquistar nossos sonhos e evoluir internamente, temos que saber nos manter focados na direção certa, ou melhor no futuro que queremos.

É claro que no decorrer de nossa trajetória, os nossos sonhos de conquista podem mudar, mas nunca a nossa essência. As dificuldades do dia a dia servem para nos dar força e compreendermos melhor nosso “eu”. Assim, tornamo-nos mais fortes para enfrentar o presente e o futuro desconhecido.

Se o seu futuro está sendo criado o tempo todo, planeje melhor o seu presente e algo surpreendente surgirá para você mais à frente. Nossas ideias de futuro implicam naquilo que esperamos como um plano de nós mesmos e daquilo que ainda não aconteceu. Os nossos sonhos nos colocam, potencialmente, no futuro, mas a vida real é imediatista, está aqui. Ou seja, quando nós nos projetamos no futuro, sem planejamento e vivencia do presente, corremos o risco de sofrermos de ansiedade, de querer chegar logo ao topo, sem vencer os obstáculos do caminho que temos que percorrer.

Entenda e aceite o fato de que seu futuro é o agora e as consequências de seu amanhã, estão e sempre estarão, no seu presente. Seu futuro tem que ser pensado como algo a ser conquistado. Viva os seus dias de hoje, como o resultado do que fez ontem e como a causa do seu amanhã. Neste sentido, o mais importante é você saber que no mundo tudo é “ação e reação” e que seu futuro será como você quer hoje.

Existe uma frase muito famosa que diz “Se você quiser saber seu passado, observe seu corpo. Se você quiser conhecer o seu futuro, observe sua mente”. Isso quer dizer que, valeria a pena você parar um pouco o que está fazendo e começar a “se ver, vivendo”. Será que você não está sonhando com um futuro que já chegou?

OLHE PAR AO FUTURO COM CUIDADO

Conheço um homem que passou a vida inteira, trabalhando muito, com muita avareza e mesquinharia. Tudo para que pudesse ter um futuro melhor, dizia ele. Não podia passear com a esposa porque ia gastar o dinheiro que estava guardando para aposentadoria. Não podia viajar para à praia, nas férias, porque tinha que fazer “alguns bicos” para juntar dinheiro para o seu futuro. Este homem levava uma vida árida, sórdida e miserável no presente, para que seu futuro pudesse ser melhor.

Mas daí pergunto, com base em tudo que já falei acima: será que ele não estava simplesmente ensinando sua mente a viver um futuro medíocre? Será que ao chegar na sua tão sonhada aposentadoria, a sua vida já não estaria tão sem graça, que só lhe sobraria esperar a horas passarem, deitado em uma rede, infeliz, por não ter mais um futuro? Ou, até mesmo, e se o peso do tempo o deixasse enfermo, incapacitado de viver o que planejou? E, no final, será que realmente valeu a pena deixar de viver o “agora” na expectativa de um futuro que talvez nunca chegue?

Portanto, seja cuidadoso, faça planejamentos, faça reservas, sonhe, mas não se prenda a ponto de não conseguir viver o hoje! O tempo passa rápido demais e, se você não tiver consciência da importância do “agora”, poderá perder o prazer de viver a vida com intensidade.

Viva, experimente, faça o novo todos os dias.

PLANEJE O FUTURO SEM SE ESQUECER DO PRESENTE