Diante da pandemia do COVID-19 temos que nos acalmar e buscar retomar nossas rotinas. Mas claro, tomando todos os cuidados recomendados, como evitar aglomerações, higienizar bem as mãos e cuidar muito bem de nossos idosos.

Mas existem outras coisas que podemos fazer para enfrentar essa crise. Por isso, quero falar agora dos 20 pontos de ataque que podem transformar a maneira de olhar e combater essa pandemia.

PONTOS DE ATAQUE PARA VENCERMOS ESSA CRISE

1 -Saia da cama. Assuma sua responsabilidade. Não ficar parado vendo o dia passar. Mover-se para a busca de resultados diferentes.

2 – Crie um comitê de crise

3 – Elimine suas crenças limitantes, principalmente aquela que diz que você só consegue trabalhar no escritório.

4 – Seja efetivo na comunicação com seus clientes, mas não exagerado. Os excessos de informações estão deixando todos loucos, ansiosos, preocupados.

5 – Repense nossas ações atuais, no estágio atual da crise, principalmente no que concerne ao bombardeio de mensagens aos clientes. Portanto, seja claro e direto.

6 – Avalie o que poderíamos transformar em on-line em nossos negócios e vá.

7 – Mesmo em casa, adotar a prática de realizar follow-up das propostas comerciais que estavam paradas.

8 – Se o seu colaborador tem banco de horas positivo, aproveite para descontá-los nesses períodos em Home Office.

9 – Dê férias a quem possa.

10 – Discuta a redução de custos com seus fornecedores, bancos e contratos.

11 – Antecipe feriados e, se possível, datas religiosas.

12 – Atenção aos pagamentos de tributos – verifique se tem algum em débito automático.

13 – Aproveite e avalie o modelo tributário de sua empresa. Deixe de pagar as parcelas dos próximos 03 meses. Mas prepare seu caixa para cobrir estas dívidas no futuro.

14 – Faça um contrato para ter segurança jurídica assim que essa crise acabar, especialmente quando optar pelo home office.

15 – Programe-se para viagens que terá que fazer no segundo semestre. Se possível adiante-se na compra destas passagens. Provavelmente os preços irão explodir. Imagine, todo mundo querendo recuperar os atrasos ao mesmo tempo?

16 – Crie uma onda de otimismo, tanto dentro das empresas quanto fora delas, em nosso círculo profissional, familiar e de amizades. E isso pode ser feito on-line.

17 – Convoque os funcionários para se juntar a você nesta guerra. Dando ideias, dedicando-se mais às tarefas que serão úteis no segundo semestre.

18 – Deixe um canal de comunicação aberto entre os líderes e sua equipe. Se você é dono da empresa e tiver a disponibilidade de conversar com seus funcionários, o faça. O diálogo neste momento é essencial para evitar mal-entendidos e problemas futuros.

19 – Acompanhe as fontes diretas de informações dos três poderes, diário oficial, etc.

20 – As redes sociais não são tão confiáveis nesse momento.

Boa a sorte a todos!