Qual a melhor estratégia para vender?

Todos nós, sem exceção, vendemos alguma coisa o tempo todo. Nossa vida é permeada de necessidades e para conseguir o que queremos, acabamos por “nos vender”. Somos vendedores natos por natureza, tendo a habilidade de vender desde que somos crianças. Acredito que você deve estar me perguntando agora: como assim, “nos vendemos”?

Quando você era uma criança, e queria algum brinquedo dos seus pais, você não inventava mil desculpas dizendo que aquele brinquedo era o melhor do mundo, o mais legal, que tinha coisas que nenhum outro tinha, e por isso precisava dele?

Ou quando você era adolescente, e queria conquistar uma garota, mostrava suas qualidades, mas jamais seus pontos fracos, fazia de tudo para agradá-la, conversava por horas a fio apenas sobre assuntos que interessavam a ambos, até conseguir namorá-la?

Quando adulto, naquela entrevista de emprego tão aguardada, você já não vestiu sua melhor roupa, ensaiou na frente do espelho tudo o que ia falar, e tentou passar todo o conhecimento que tinha naquela meia hora crucial, buscando responder todas as perguntas de maneira firme e sem titubear, a fim de impressionar e conquistar a tão sonhada vaga?

Pois então, em todos esses exemplos, foi necessário você vender uma ideia, convencer alguém, para conseguir o que você desejava. E isso não é nada mais que “nos vender”, vender nossas ideias. Esses são só alguns exemplos das inúmeras situações que vivemos todos os dias em nossas vidas e que se refere única e exclusivamente ao ato normal de “nos vender” a fim de conquistar o que desejamos. Se no dia a dia já agimos assim de maneira automática, quase sem pensar, por que não podemos fazer isso para vender nossos produtos ou serviços e assim ganhar muito dinheiro? Afinal, somos todos vendedores!

No caso das empresas, visando sempre o máximo de vendas para seus produtos ou serviços, elas constroem estratégias para vendê-los, seja de forma ativa ou passiva.

Uma venda ativa é aquela que acontece diretamente entre o profissional de vendas e o cliente, através da prospecção. Para buscar esse cliente, geralmente o vendedor vai utilizar algumas estratégias, tais como:

  • ligações para base de clientes ou indicando ofertas de novos produtos;
  • contato constante com o cliente partindo da loja ou empresa, seja virtual ou física; e
  • prospecção de novos clientes a partir da cartela de clientes do vendedor.

Neste tipo de venda, o profissional utiliza da sua disposição de ir até o cliente na empresa ou residência para atendê-lo. Existem vários tipos de profissionais de vendas que realizam a venda ativa, tais como: representante comercial; atendimento externo; vendedor PAP (porta-a-porta); vendedor externo; prospectador de negócios; captador de clientes; consultor comercial; executivo de vendas; entre outros. Não importa o termo, em todos os casos está buscando-se uma venda.

Alguns tipos de negócio que utilizam basicamente a venda ativa são: corretoras de seguros; corretoras de planos de saúde; corretoras de consórcios; imobiliárias; escolas de ensinos (técnicos e idiomas); revendedores independentes (como Natura, Avon, por exemplo); entre outros.