QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA PARA VENDER?

O segredo aqui está em oferecer muito valor pelo seu produto ou serviço antes mesmo de dizer o preço dele. Voltando ao exemplo da blusa. Sabemos que o preço dela para fabricação não é de 200 reais. Mas sim de 25 reais. O preço colocado a mais é devido ao valor que você coloca no produto e que vai fazer o cliente pagar esse preço a mais por ela.

Um exemplo de argumentação para usar com o cliente a fim de gerar valor seria: essa blusa é fabricada com um tecido especial e brilhos colocados à mão, na cor salmão, e é exclusividade da loja. Ninguém mais na cidade terá ela, apenas você, de uma cor que realça sua pele e a deixa muito mais jovial. O corte dela também é feito pensando em destacar a silhueta da mulher, deixando-a mais magra e elegante. Imagina você numa festa, e somente você usando essa blusa, e todos falando como você está mais magra e elegante, se fez algum regime, que parece muito mais jovem e linda!

Falando dessa forma, você vai fazer a cliente sonhar com você, vai aumentar sua expectativa, ela vai perceber que vai receber muita coisa, e não apenas uma blusa, e essa blusa se tornará então o desejo dela. Os 200 reais que ela vai pagar será pouco pela satisfação que essa blusa vai trazer a ela quando vesti-la. O preço será justo e até pequeno, considerando todas as vantagens que ela vai receber. Entendeu a diferença entre preço e valor?

Sabendo dessa diferença, e gerando valor a seu produto ou serviço antes mesmo de dizer o preço, você não precisa mais baixar seu preço para competir com outros produtos ou serviços. E se o seu produto ou serviço é único no mercado, então demonstre o valor dele para provar que ele realmente é bom e vale o preço que você está pedindo, assim como eu fiz. Conhecendo a mente do seu cliente, você sabe o que ele precisa ouvir para tomar a decisão de compra, você sabe quais são seus desejos e necessidades e você sabe gerar valor para que ele considere justo pelo que está pagando.

Lembre-se: baixar o preço não é uma boa estratégia, porque ela diminui o lucro, desvaloriza o seu trabalho, te deixa frustrado e você tem uma maior probabilidade de quebrar ou de ser demitido, já que não tem como se manter com um preço baixo. Portanto, não baixe o preço, gere valor.

E na hora do fechamento da venda, o que eu devo fazer para não perder o meu cliente? O fechamento é uma parte muito importante do processo de vendas, mas não é nele que está a decisão final se o cliente vai comprar ou não de você. Na verdade, o cliente geralmente decide se vai levar ou não antes de saber o preço. Se as abordagens iniciais do processo de vendas foram ruim, não é o fechamento que vai salvar. Mas se você fizer tudo o que te ensinei antes, o cliente vai chegar na fase do fechamento muito interessado em comprar. E agora você não pode errar.