QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA PARA VENDER?

Existem dois modos principais de fazer um fechamento de vendas: o fechamento experimental e o fechamento instantâneo.

O fechamento experimental é uma técnica usada para testar se o cliente está preparado para comprar, ou seja, você vai descobrir se o cliente já decidiu comprar com você. Esse tipo de fechamento deve ser usado antes de você dizer o seu preço. E é bem simples: é só responder a perguntas do cliente com uma pergunta que comprove se ele está indicando que vai comprar com você. E que leva a uma resposta afirmativa.

Por exemplo: a cliente pergunta se você tem a blusa da cor salmão. Você responde: gostaria de levar a blusa na cor salmão ou na azul também? Se a cliente dizer salmão, você já sabe que ela irá comprar, e pode seguir vendendo outra blusa ou uma calça, bolsa, algo que complemente a blusa que ela vai comprar.

E sabemos que a cliente comprará a blusa porque se ela responder que vai levar, ela se sentirá na obrigação de levar porque ele já disse que ia levar. A maior parte das pessoas não gostam de dizer uma coisa e fazer outra, porque no nosso subconsciente buscamos ser sempre coerentes conosco.

Caso a cliente responda não, que não sabe ainda, que acha que não vai comprar, volte a apresentar a blusa, destacando todo o valor dela, mas faça outras perguntas também para buscar entender melhor a cliente e dizer o que ela precisa ouvir para tomar a decisão de compra, porque ela ainda está indecisa.

E quando já temos a confirmação de compra no fechamento experimental é hora de partir para o fechamento instantâneo. Depois que você disser o preço para o cliente, você faz uma pergunta que permita receber 2 respostas positivas diferentes, sendo que qualquer uma das 2 respostas é interessante para você.

Por exemplo: quantas blusas a senhora prefere levar, vai levar só a salmão que a senhora experimentou ou vai levar também uma blusa de outra cor? Perceba que a pergunta do fechamento instantâneo deve ser feita com tranquilidade, suavidade, com confiança, segurança e com postura positiva.

Se tiver que cadastrar em um sistema, já abra o sistema e coloque a mão no teclado, aguardando a resposta da pessoa. Se estiver em uma loja, já mostre que está preparado para embrulhar o produto. Se tiver que assinar algum contrato, já deixe a papelada preparada e a caneta em mãos. É importante que você não esteja demostrando pressa e nem que pareça desesperado. Essas ações são para mostrar atenção e que é normal o cliente comprar no final da sua apresentação.

E algo muito importante: jamais você deve perguntar se o cliente vai comprar ou não. Essa pergunta mostra que você está inseguro com a venda, e vai fazer o cliente também ficar inseguro e dizer não.

Então, se hoje você quer que os clientes vão até você, encante eles! Saiba antes de tudo quem são os seus clientes, o que ele gosta, quais são os seus medos, suas necessidades, seus sonhos, seus desejos, que tipo de transformação eles podem querer com o seu produto ou serviço. Siga essas dicas que eu passei aqui.

Se você ainda não está vendendo tanto quanto gostaria, estude seus clientes, sua concorrência e seu mercado. Todos nós já nascemos sabendo vender, mas algumas técnicas e estratégias vão fortalecer e aumentar ainda mais o processo de vendas.

Faça cursos e treinamentos que tenha sido testado e aprovado como um método de sucesso. Se alguém que hoje é um grande empresário ou vendedor de destaque e diz que nunca estudou sobre vendas, ou fez um curso, ou participou de algum treinamento ou ainda que nunca contratou alguma consultoria de alguém especializado, tenha certeza que essa pessoa está mentindo.

Somente utilizar o dom de vender não basta nos dias de hoje. Você tem que saber como vender, tem que se especializar nisso. Sabe por quê? Você acredita que uma pessoa pode fazer uma cirurgia em outra pessoa, sem antes aprender o funcionamento do corpo humano? Não tem como, ele tem que estudar, ele teve que aprender como ser um médico cirurgião, ele não nasceu sabendo. Até pode ter um dom, mas para ficar realmente bom na sua profissão, ele precisa estudar e muito.

Para aprender a vender em grande quantidade é a mesma coisa. Assim como o cirurgião, você não pode simplesmente sair fazendo de qualquer jeito. Senão os resultados sempre serão medianos, e eu sei que você pode ir muito além disso.

E se você ainda não está tendo bons resultados, é porque você ainda não está fazendo tudo certo, por mais que pense que está. Só falar com educação, explicar como funciona a sua solução e dizer o preço para o seu cliente não significa “fazer tudo certinho”. O máximo que você está fazendo é informar o preço a seu cliente. E não tentando vender.

Você não está estimulando o cliente a comprar com você, você não está mostrando para o seu cliente todos os benefícios e impactos positivos que seu produto ou serviço pode gerar para ele e na vida dele. A maioria das pessoas não foi ensinada a fazer o processo de vendas da maneira certa. Muitos cometem erros que fazem perder todos os dias, muitas vendas, muitos clientes e muito dinheiro. E essas perdas geram dificuldades financeiras, falta de tempo para o que você gosta e muita frustração.

Existem formas certas de se fazer uma venda e você pode aprender isso. Dessa forma você vai poder fazer uma apresentação de vendas que desperte o desejo de compra no cliente, que ele fique realmente com vontade de comprar a solução que você está oferecendo para ele. Quem diria que em 1999 eu poderia vender todos aqueles produtos que eu vendia! Para alguns parecia impossível, mas eu tinha tanta certeza do que estava vendendo, conhecia tão bem meu produto e meu cliente, sabia sobre estas estratégias e estava motivado a aplicá-las na prática, que o resultado foi apenas um: conquistei tudo o que sonhava.

E isso não depende da sua idade, não depende se você vende produto ou serviço, se o seu cliente é exigente e nem da sua experiência em vendas, só é preciso saber as técnicas e estratégias certas e colocá-las em prática. É preciso gostar de vender, é preciso ser motivado, é preciso estudar, é todo dia levantar e superar a si mesmo. Tenha paixão no que você faz, essa é a principal estratégia para vender. Paixão pelo cliente, paixão pelo seu produto ou serviço, paixão por vender, paixão por você mesmo em ser a cada dia o melhor vendedor!