QUANDO COMEÇOU O SEU ANO?

O brasileiro tem aquela mania de falar que o ano só começa depois do Carnaval. Por isso eu quero saber de você: quando o seu ano começou? Ou não começou ainda?

Não importa se você teve férias ou não. Como vou te mostrar nesse texto, isso não conta para determinar o início do seu ano, até porque férias é um direito de todos. Cada um apenas a tira em um período distinto. O início de ano que eu falo aqui é um pouco diferente, e às vezes pode nem coincidir com o nosso calendário.

O seu ano começa quando você estabelece metas para sua vida pessoal e você começa a correr atrás para cumpri-las. Ou quando você decide realizar os seus sonhos, aqueles que ficaram para trás no ano que passou, porque você achava que era tarde demais para alcançá-los. Pode ser falar uma nova língua, fazer academia, mudar de emprego, parar de fumar, ter um filho, escrever um livro, plantar uma árvore… o que você quiser. A única certeza é de que o ano está aí para você conseguir o que quiser.

O seu ano começa quando você determina que não vai mais ficar reclamando de tudo o que acontece, mas que vai começar a olhar a vida por um outro ângulo, para entender que aquilo que acontece com você é para te ensinar algo, e que reclamar não te tira do lugar, somente te afasta das pessoas.

O seu ano começa quando você cria metas para seu trabalho, para seu departamento, para sua empresa, e incentiva todos a também as cumprir. Afinal, quem mais ganha com metas alcançadas é você mesmo.

O seu ano começa quando você decide não ser mais a mesma pessoa do ano passado, mas que procura agora pela melhor versão de si mesmo. Que cuida dos seus pensamentos, porque sabe que aquilo que você pensa você atrai. Por isso que essa ideia de seu ano já ter começado precisa ser posta em prática desde já.

Estou falando tudo isso com você porque no início do meu ano eu reli um livro muito interessante que me fez pensar novamente no poder do pensamento. E então refleti sobre isso na minha vida pessoal, no meu ambiente de trabalho em relação a como era importante eliminar pessoas tóxicas, mesmo que “ótimas de serviço” do meu meio pelo bem de todos os outros colaboradores, e do poder do positivismo nos negócios e na nossa economia.

O livro é “O Segredo”, que você provavelmente já ouviu falar. Senão do livro, com certeza do filme. Eu já havia lido há muito tempo, mas decidi reler novamente, porque sempre podemos aprender algo novo.

Com essa releitura fiquei pensando: se eu não estou satisfeito com a minha vida, algo precisa ser feito para mudar essa situação. Mas se eu procrastino, deixo para amanhã, para a segunda-feira, para o próximo mês, para o próximo ano, eu na verdade nunca vou fazer nada a respeito. O depois nunca vai chegar, apenas a desculpa para não fazer.

Se o início de um ano é uma oportunidade para começar tudo de novo, então não a deixe passar mais uma vez na sua frente. Pense em quantas vezes você criou metas para seu ano e chegou ao final e você não fez nada. Não repita essa história porque não vai dar certo. Nunca vai dar. Comece seu ano independente se for 01 de janeiro ou 31 de maio, mas comece. Mude seus pensamentos, acredite que vai ser diferente e comece a agir de maneira diferente, imaginando sua vida na forma que seria ideal para você.

Faça seu ano começar quantas vezes forem necessárias, apenas não fique parado esperando a mudança chegar. Pense sempre de forma positiva, porque os pensamentos positivos têm um grande poder de influenciar diretamente no dia a dia de qualquer pessoa, sendo possível alcançar qualquer objetivo da vida.

No caso do ambiente profissional, tudo o que estou falando aqui vale igualmente. O poder do pensamento é muito forte, e pode atrair o que você quiser e o que não quiser também.

Se há pessoas ao seu redor que sempre reclamam, que falam “não” para tudo, que nada está bom, que sempre acham que não precisam mudar, afaste-se dessas pessoas. E se você é um líder, afaste essas pessoas da sua organização, mesmo que elas desempenhem um bom trabalho. Porque nesse caso só trabalhar bem não importa, já que há um sério risco de “contaminar” as pessoas ao redor com pensamentos negativos também. E aí, toda a empresa estará perdida.

A positividade na mente proporciona boas coisas, e a negatividade, coisas ruins. Por isso, para viver bem, reeduque seu pensamento a pensar positivo e afaste-se de pessoas reclamonas, tanto em casa, na roda de amigos ou em seu trabalho. Com o passar do tempo, você vai notar que o pensamento positivo virá sem esforço.

Pense também de forma positiva em relação aos negócios e à nossa economia. Como diz o livro “O Segredo”, se vibramos em uma determinada energia, atraímos o que tem a mesma carga dela. Isso não significa que a economia será maravilhosa só porque pensamos que assim será. Mas pensando de forma positiva você já terá mudado seu padrão de pensamento e vai começar a notar que as coisas também vão começar a mudar a seu redor – incluindo a economia e os negócios.

Enfim, você é o que você pensa e você pode viver de acordo com o que você deseja. E então eu te pergunto, quando começou o seu ano?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.